À convite da UPB, Wagner confirma presença em Seminário da Fiol
A presidenta da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeita Maria Quitéria, acompanhada de uma comitiva formada pelos prefeitos de Ilhéus, Lauro de Freitas, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ibicaraí, Xique-Xique e São Desiderio, entregou ao governador Jaques Wagner o convite para participar, dia 26 de abril, do seminário FIOL, “A Bahia Quer Saber, o Brasil Precisa”, que acontecerá na cidade de Barreiras.
Também participaram do ato da entrega do convite o senador Walter Pinheiro, o deputado federal João Leão, os deputados estaduais Caca Leão e Ivana Bastos (presidenta da comissão sobre FIOL da Assembleia Legislativa), Marco Antônio Amigo, presidente do CREA/BA, Clovis Soares, presidente da Associação de Engenheiros e Técnicos Ferroviários da Bahia e Sergipe, além de demais dirigentes da FIOL.
Ao receber o convite, além de confirmar prontamente sua presença, o governador fez questão de ponderar sobre a pauta do seminário e a importância de ser um dia de trabalho. “Precisamos colocar os técnicos dos Ministérios, Secretarias e demais entidades públicas e privadas envolvidas na FIOL para se debruçarem sobre os gargalos que impedem o avanço das obras um dia antes do seminário. Para que essa pauta seja apresentada a cada ministro e secretário no intuito de no dia do seminário termos respostas concretas e plausíveis”, afirmou o governador.
A prefeita Maria Quitéria ressaltou a importância e dimensão que o seminário sobre a FIOL tem tomado. “A presença do governador, dos ministros já confirmados, como o das Cidades e dos Transportes, e dos senadores e deputados federais e estaduais baianos, mostra a importância da FIOL para a Bahia. É importante que toda a sociedade, principalmente a mídia, esteja presente no seminário, pois será o momento de cobrarmos mais agilidade nessa obra que mudará a história econômica e social de diversos municípios baianos”.
Fiol - A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.527 km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014.
A Fiol ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul, em Ilhéus, e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.